quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O que realmente sabemos?

Esta semana, surgiu uma notícia interessante. Um meteoro, o 2003QQ47, descoberto em 2003, poderá atingir a Terra no próximo mês de Março. A probabilidade de uma colisão é de 1 em 900.000, ou algo em torno de 0,0001%, segundo os astrônomos na NASA. Ano passado, a FEMA, que é a Federal Emergency Meanagement Agency, ou, Agência Federal para Gerenciamento de Emergência, fez compras de grandes quantidades de material, como rações emergenciais de comida, água, medicamentos e caixões.Por conta desse fato, muitos "teóricos da conspiração" previram o "fim do mundo" para Setembro ou Outubro de 2013. Claro que nada aconteceu. Mas, é óbvio que seria besteira pensar que uma agência como a FEMA faria uma compra grande dessas se algo não fosse acontecer. É possível que seja apenas reposição de estoque, pois até mesmo rações de emergência tem data de validade. Mas também é possível que os americanos saibam de algo que não sabemos. Talvez esse meteoro tenha uma chance muito maior de colisão com a Terra do que o divulgado. Ou talvez até nem tenha existido tal compra da FEMA.
Este é o problema. Com confiar nas informações que são divulgadas, se a mídia é claramente parcial? Sabe-se que os grandes grupos de comunicação, regionais, nacionais e mundiais, são controlados por grupos com forte poder econômico, e controlar a notícia é uma das maneiras de se manter este poder. Do outro lado, grupos independentes, como a mídia NINJA, bastante presentes nas manifestações ocorridas ano passado no Brasil, divulgam as notícias de tal maneira que parece existir uma grande "censura" e que só eles é que realmente divulgam a informação do que aconteceu realmente. Mas estes também querem fazer prevalecer a sua versão,  totalmente parcial dos fatos. E, no caso das possíveis ameaças que possam gerar cenários de crise, ainda existem grupos pseudocientíficos e religiosos que tentam fazer as pessoas acreditarem em suas visões fantasiosas e teorias conspiratórias sem nexo.
Acredita-se que os governos mundiais provavelmente não avisariam os seus povos sobre alguma catástrofe iminente para evitar que o caos tomasse conta da sociedade. E mais, tratariam de desacreditar qualquer pessoa que os contrariassem. Será mesmo? Se seria esta a posição de um governo como o dos EUA, porque a FEMA estaria se preparando para uma possível catástrofe? Não seria mais sensato não fazer nada e evitar chamar a atenção? Por outro lado, se tal catástrofe se abatesse sobre uma região localizada dos EUA, o despreparo do governo federal para auxiliar as pessoas poderia custar uma eleição mais tarde. Então, mesmo não alertando as pessoas sobre um possível meteoro ou qualquer outra coisa, melhor manter-se preparado, mesmo que a preparação possa chamar a atenção de alguém. Depois da tragédia, sempre-se pode inventar qualquer história para ocultar o fato de não avisar antecipadamente a população.
É complicado. Na era da informação, existem tantas notícias conflitantes, que fica realmente difícil de saber no que acreditar.
Respondendo então a pergunta que intitula este post, não sabemos, e não vamos saber de nada, até que seja impossível ocultar a verdade, seja ela qual for. O que nos resta a fazer é ficar sempre preparados.

Um comentário:

  1. Pois é, acho que a questão mais complexa é a mídia, não se sabe em que acreditar, afinal, parece que até a mídia ninja já foi contaminada pelo sensacionalismo...

    ResponderExcluir