segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um dia sem internet

A internet se tornou parte indispensável nas nossas vidas. Muito mais do que imaginamos. E se uma cidade ficar sem internet por um dia? O que acontece?
Num primeiro momento, os seus habitantes não conseguiriam acessar as suas contas nas redes sociais, emails e diversos outros serviços. Só este fato já deixaria muita gente desconfortável. É, cada dia maior, o número de pessoas que são viciadas em internet e ficar sem acesso à rede é uma tortura. Mas isto é só o começo.
O uso dos cartões de crédito e débito seria impossível, pois as maquinetas usam a rede para mandar e receber dados. Logo, boa parte das pessoas não poderiam comprar absolutamente nada. Muitos hoje em dia raramente fazem saques de dinheiro. E, sem internet, até esses saques seriam impossíveis, pois os caixas eletrônicos e bancos usam a rede para controlar as suas operações.
Muitas cidades monitoram as ruas e o trânsito usando sistemas de câmeras e controles computadorizados para alterar a sincronia dos semáforos. Os dados são enviados e recebidos via rede. Sem internet, este tipo de controle também seria impossível e o trânsito viraria uma bagunça.
Até o controle das redes elétricas hoje em dia se dá via internet. De acordo com dados de consumo transmitidos em tempo real, as geradoras de energia aumentam ou diminuem a carga de energia no sistema.
Os sistemas de telefonia ficariam sobrecarregados. Se você não consegue se comunicar via internet, certamente vai recorrer ao telefone. Só que, como todos vão ter a mesma ideia, e o sistema não é preparado para suportar uma demanda tão alta (se você tentou falar com alguém pelo telefone nos primeiros minutos de 2014 vai saber do que estou falando) e entra em colapso.
Ninguém é capaz de prever como exatamente cada cidade passaria sem internet. Nas cidades menores, a queda da internet provavelmente seria apenas um aborrecimento sem muita importância, se durasse apenas um dia. Mas, nas cidades maiores e mais desenvolvidas, a queda da internet seria um problema que causaria muitos prejuízos e poderia dar origem à tumultos em grande escala.
Certamente existem muitos outros processos via rede que nem podemos imaginar, mas que são responsáveis, em maior ou menor grau, pela estabilidade do nosso modo de vida.
Devemos ter a consciência de que hoje acontece algo que não aconteceria há 15 ou 20 anos. O mundo DEPENDE da internet. Depende das redes de computadores. Sem internet, não só voltaríamos no tempo, como esta volta viria junto à uma crise bem difícil de gerenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário