quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Crises e tratamentos de saúde

Quando pensamos em preparação, geralmente estamos falando de indivíduos saudáveis, sem problemas sérios de saúde. Fazemos estoques de vários tipos de remédios, de anti-térmicos até antibióticos, passando por anti-histamínicos, cicatrizantes e até mesmo protetor solar.
Mas, e se um ou mais membros do grupo precisam fazer um determinado tratamento pelo resto de suas vidas? Em alguns casos são tratamentos mais "simples" como no caso dos hipertensos, que tomam medicamentos para controlar a pressão, além de fazer o monitoramento através de esfigmomanômetros (aparelho que serve para medir a pressão arterial). O estoque de alimentos para estas pessoas deve levar em conta este problema de saúde, ou seja, deve ter produtos sem sal. Já no caso dos diabéticos, a coisa se torna um pouco mais complicada. Embora as insulinas modernas possam ser conservadas à temperatura ambiente, os diabéticos precisam também de medidores de taxa de açucar, seringas para aplicação, e um cuidado bem maior com a alimentação. Mas, ainda assim, dependendo do cenário de crise, existe grande possibilidade de sobrevivência.
Agora, a coisa se complica realmente com pessoas que precisam de procedimentos como hemodiálise. É um tratamento complexo, que exige uma máquina, no caso o dialisador, soluções específicas e peças de reposição para a máquina, produtos para desinfecção e limpeza, uma fonte de energia elétrica confiável e pelo menos um profissional que saiba manipular o dialisador. Talvez seja possível fazer uma preparação nesse sentido, especialmente se o cenário de crise não for duradouro. Mas seriam necessários muitos recursos e um grupo unido e disposto a manter o dialisador funcionando. E se a crise for duradoura, então seria muito difícil manter estas pessoas vivas.
Aqui entramos num tema bem delicado, que merece muita discussão. Se no seu grupo sobrevivencialista existir alguém que exija um tratamento complexo para se manter vivo, o que você faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário