quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os perigos do fogo

O fogo é extremamente útil. Mas também pode, se usado de forma inadequada, ser muito perigoso.
É preciso muita atenção ao usá-lo, seja numa vela, seja numa fogueira, em ambientes abertos ou fechados.
Geralmente, quando estamos no mato, usamos fogueiras para aquecer alimentos, e como fonte de iluminação. Mas elas devem ser usadas com muito cuidado, especialmente em lugares muito secos, e em períodos de pouca chuva. Ao acender uma fogueira, devemos nos certificar que a área ao redor dela está totalmente limpa, sem nenhum material que possa pegar fogo. Ao terminar de usar, devemos apagá-la, para evitar que o vento possa espalhar brasa e originar incêndios no mato. Sempre que pudermos, devemos usar alternativas que possam substituir as fogueiras. Fogareiros e lanternas podem ser excelentes soluções, por permitir maior controle do fogo no primeiro, e não usar fogo, no segundo.
Dentro do abrigo, embora seja uma solução duradoura como fonte luminosa, velas devem ser evitadas. Hoje em dia, existem lanternas baratas cujas baterias duram muito, mas muito mesmo. Em cenários de crise, quando todos estarão tensos, é muito fácil ocorrer um acidente com velas. Mas, se a crise for duradoura, eventualmente teremos que usá-las. Devemos, portanto, ter à mão meios de apagar incêndios de maneira rápida, antes que eles se propagem. É bom investir em um extintor de incêndios. Ou, pelo menos, reservar recipientes com água em locais estratégicos para este fim.
Agora, se o pior acontecer e pessoas sofrerem queimaduras, deve-se ter no kit de primeiros socorros produtos que possam ser usados para tratar os ferimentos. Em queimaduras leves, água corrente é o suficiente. Mas em casos mais graves, deve-se remover o tecido queimado e aplicar remédios como Rifocina (anti-séptico em spray) e Fibrase (cicatrizante), além de ataduras, para cobrir as áreas afetadas.
Devemos ter um imenso respeito pelo fogo, e usá-lo de maneira muito parcimoniosa. Creio que, no interior do abrigo, o fogo deve ser evitado ao máximo pois, como já disse, quando sob tensão, os acidentes podem acontecer com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário