domingo, 5 de janeiro de 2014

Sobre plantações e fantasias

Nas redes sociais, participo de várias grupos cujo tema é o sobrevivencialismo. E muito me preocupa a quantidade de informação fantasiosa que muitos membros publicam e acreditam. Por exemplo, na semana passada apareceu em plantações na Califórnia, EUA, um sinal particularmente misterioso. Logo, surgiram várias "interpretações" para o que aqueles círculos e quadrados significavam. A que mais me deixou surpreso, pela imaginação digna de escritor de ficção científica, foi uma que diz que em 19 de Fevereiro, pedaços do cometa ISON, destruído em sua passagem pelo Sol, vão atingir a Terra.Vejam a "interpretação" completa da imagem abaixo no site http://humansarefree.com/2014/01/the-salinas-california-crop-circle.html


Na minha opinião, o dia 19 de Fevereiro de 2014 vai chegar e passar sem que nenhum pedaço do ISON caia sobre nossas cabeças. Simplesmente porque os astrônomos das várias agências espaciais que existem ao redor do mundo dizem que a órbita do ISON, fragmentado ou não, passa bem longe da Terra. Alguém poderia argumentar que a fragmentação do cometa alterou a sua órbita. Mas acontece que o ISON não explodiu como uma granada. Ele se partiu. se quebrou. E os pedaços continuam a seguir a mesma órbita que seria seguida se o cometa estivesse inteiro. Outros diriam que a NASA, a ESA, a Agência Espacial Chinesa e outros órgãos estão escondendo a verdade da população, para que não haja pânico. Mas, muitas das descobertas de corpos celestes foram feitas por astrônomos amadores. Certamente estes astrônomos não teriam receio em contar a verdade, e muitos possuem bastante credibilidade no meio astronômico e também junto à agências de notícias.
Outro exemplo de informações fantasiosas são os exageros à respeito da usina nuclear de Fukushima. Embora seja uma situação muito séria, a usina não vai contaminar metade do planeta com uma gigantesca explosão atômica.
Por outro lado, acredito que muitas informações que nos são passadas são incompletas, distorcidas, propositalmente ou acidentalmente. Vejam por exemplo a questão do aquecimento global. Que o clima está mudando, não restam dúvidas. As chuvas cada vez mais violentas, o calor cada vez mais intenso, as nevascas e o frio sem precedentes são um sinal disso. Mas a tese de que o planeta está aquecendo é controversa. Muitos cientistas de renome não creem nisso. Muitos até sugerem que estas transformações são um indício de que a Terra vai entrar em uma era glacial. E nós, pobres mortais, ficamos sem saber o que realmente está acontecendo.
Eu acredito que a solução para que prestemos atenção ao que realmente importa e não percamos tempo com fantasias é o estudo, o entendimento. É procurar, mesmo que de forma leiga, entender os processos que regem o mundo que nos cerca. É procurar informação de fontes confiáveis. Em relação aos fenômenos espaciais, as melhores fontes de informação são as páginas da NASA, da ESA, do INPE e de revistas especializadas no assunto. Sites e blogues de astrônomos famosos também podem ser uma boa fonte de pesquisa.
E, não devemos esquecer que, embora as ameaças do espaço sejam reais, como nos provou o meteoro da Rússia no ano passado, as ameaças criadas por nós mesmos têm muito mais chance de criar um cenário de crise. E, como sobrevivencialistas, devemos estar muito mais atentos ao mundo aqui embaixo.

Um comentário:

  1. Suas palavras são belas meu caro, mas devemos lembras de que nada é absoluto, nosso mundo é velho assim como nossa historia e o universo e estamos só aprendendo, por isso não bom tratar de assuntos tão delicado de maneira preconceituosa. Compartilho o mesmo proposito que são as tecnicas de sobrevivencia e muitas de suas palavra até concordo mas é sabido que onde "ha fumaça tbm ha fogo". Não podemos nos basear na midia manipuladora e só nos resta a internet, que mesmo com fontes duvidosas ainda é a melhor opção. Fica com Deus e um grande abraço no coração. ESTEJA SEMPRE PREPARADO!!!!

    ResponderExcluir