segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sobre meteoros e tensões

Esta semana, um meteoro de uns 20m de diâmetro passou raspando a Terra. E o que é mais grave, foi detectado depois da aproximação máxima. Se uma pedra deste tamanho cai sobre uma cidade, o efeito seria a de uma detonação nuclear. Agora, imagine um meteoro desses caindo sobre um país como Israel, que vive em constante tensão com os seus vizinhos, particularmente o Irã. Muito provavelmente, os militares israelenses pensariam em ataque nuclear, e, por mais que o Irã negasse, Israel retaliaria com ataques possivelmente nucleares. Quando a verdadeira causa da explosão fosse descoberta, o mal já estaria feito. O mundo entraria numa crise sem precedentes, com consequências gravíssimas. Se uma arma atômica for usada novamente em uma guerra, uma barreira psicológica será rompida. Quem tem armas desse tipo terá menos escrúpulos em utilizá-las. Um país como a Coréia do Norte pode se sentir tentado a usar este tipo de armamento contra a Coréia do Sul. Índia e Paquistão poderiam também se sentir à vontade para usar seu poderoso arsenal nuclear um contra o outro. Até mesmo EUA, Rússia, França e Inglaterra e China talvez não tivessem mais motivos para restringir tanto o uso desse tipo de armamento. Seria um mundo caótico e dominado pelo medo, com a economia arrasada, com as relações entre países totalmente estremecidas. Tudo isso por causa de um erro de julgamento causado pela tensão de esperar um ataque.
Pode não parecer, mas os países ao redor do mundo vivem em um estado de tensão muito maior do que se imagina. Qualquer evento internacional é cercado de extrema segurança. Nós, brasileiros, passaremos a sentir um pouco dessa tensão internacional na Copa de 2014, e principalmente nas Olimpíadas de 2016. E basta um fenômeno da natureza na hora e local errados, um erro de julgamento,  para que entremos num terrível cenário de crise.
Nosso modo de vida é um castelo de cartas no qual, a cada dia, se poem mais cartas. A cada dia a estabilidade do sistema diminui. A cada dia a paz se torna mais difícil. A cada dia as disputas entre países se tornam maiores, por causas menores. Vide China e Japão disputando ilhotas insignificantes.
Portanto, devemos nos manter informados sobre tudo o que nos cerca. E observar o mundo de uma maneira realista. A tensão está no ar.

Um comentário: