terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mais uma lição sertaneja para os sobrevivencialistas

Dizem que o sertanejo é antes de tudo, um forte. E, uma das razões para essa força, deve ser a rapadura.
Originada nas Ilhas Canárias, a rapadura foi o método encontrado para tornar o açucar mais resistente às mudanças de temperatura. Por não possuir nenhum aditivo químico, a rapadura é um excelente suplemento alimentar.
A rapadura possui muitos nutrientes importantes para a sobrevivência, tais como carboidratos, proteínas, cálcio, manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio,zinco sódio, e algumas vitaminas. Cada 100g de rapadura tem 352kcal, ou seja, 18% do que uma pessoa normal precisa diariamente.
Muitas famílias no sertão nordestino castigado pela seca conseguem se manter comendo apenas rapadura e farinha nos períodos mais críticos. A rapadura também é utilizada na merenda de várias escolas nordestinas por comprovadamente ser muito benéfica para crianças.
A rapadura é um excelente produto para fazer parte de preparações. Seu prazo de duração supera 12 meses e não exige grandes cuidados com a sua conservação. Ela pode substituir, com muitas vantagens, o açucar. Sem falar que, em cenários de crise, produtos como açuçar e sal podem se tornar importantes moedas de troca.
Mais um motivo para colocar alguns tabletes de rapadura nos seus mantimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário