quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sobrevivência e carros.

Em muitos filmes e séries pós-apocalípticos vemos carros, motos, caminhões, helicópteros e outros em funcionamento. Vou citar uma série em particular, The Walking Dead em que isso acontece com frequência. Em várias situações, após dois ou três anos do apocalipse zumbi, vemos os personagens encontrando carros, consertando-os e religando-os como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Vemos também, que eles viajam grandes distâncias, tanto em fugas como atrás de mantimentos.Combustível não parece ser problema. Sempre o carro, ou está com o tanque cheio, ou eles sempre conseguem gasolina num posto abandonado, sem falar que eles sempre carregam galões cheios. Mas, voltando ao mundo real, você acha essa situação verossímil? O que acontece com um carro quando ele fica algum tempo sem funcionar e exposto aos elementos?
Bom, se você deixa um carro abandonado ao relento por 1 ano, sem nenhuma manutenção, acontece o seguinte:

Os pneus esvaziam-se e se deformam.
As borrachas de vedação em diversos pontos do carro se estragam e a umidade penetra no habitáculo e em vários outros locais, como nas lampadas e faróis.
A bateria descarrega-se.
A lona de freio de mão cola no disco ou tambor de freio.
O combustível do tanque estraga, pois, com o tempo, as porções mais leves evaporam e as mais pesadas ficam mais viscosas, formando uma borra.
O óleo lubrificante escorre para as partes mais baixas do motor, se tornando mais espesso.

Esses seriam os problemas principais. Dependendo do modelo e da quilometragem, talvez existam muitos outros. Então, para voltar a funcionar, um carro precisaria de peças de reposição e muito tempo numa oficina. Agora, imagine num possível cenário de crise. Aonde você conseguiria as peças novas? E o combustível novo? Sim, porque o combustível estocado nos postos ou por você mesmo em casa também estragaria. E a mão de obra? Mesmo os carros mais simples hoje em dia exigem mão de obra qualificada. Seria difícil até encontrar pessoas dispostas a empurrar o carro para uma oficina, mesmo se esta estivesse a poucos metros de distância.
Nos filmes e séries, os carros se mantém em movimento por uma questão de enredo, para tornar a história mais ágil e interessante. Mas se uma crise muito grave ocorrer, e se ela for longa, os carros, caminhões, aviões, helicópteros e todos os outros meios de transporte movidos à combustíveis fósseis pararão. A únicas maneiras de se deslocar seriam com animais, com bicicletas e outros veículos movidos à tração humana ou a pé. Maneiras estas bastante lentas e inseguras.
Portanto prepare-se de tal maneira que, se for necessário, você possa ficar muito tempo no seu refúgio. Lembre-se que o carro é um produto de nossa sociedade e precisa de uma cadeia produtiva gigantesca para a reposição de peças e produção de combustíveis derivados de petróleo ou cana-de-açucar. Se uma possível crise quebrar a cadeia produtiva, ela quebrará seu carro, seja por falta de peças e mão de obra, seja por falta de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário