quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mantenha-se informado

Nós, sobrevivencialistas, devemos nos informar à respeito de tudo que pode desencadear um cenário de crise. Ler bastante, desde temas relacionados ao funcionamento de usinas nucleares, até biologia, passando por informações sobre tensões militares no planeta e panorama econômico mundial, é fundametal. Um colapso financeiro global também é um cenário de crise, que pode ser desencadeado por guerras ou imprudência administrativa. A crise de 1929 foi terrível para o mundo inteiro, com milhões morrendo de fome. Nossas preparações devem levar isto em conta também.
Um dos requisitos para a sobrevivência é perceber antes dos outros a chegada de momentos difíceis. Daí a importância de nos manter sempre à par de tudo o que acontece no mundo. Hoje mesmo li uma notícia sobre o falecimento de uma mulher na China, que foi causado por uma nova cepa do vírus da gripe aviária, H8N10. Fui logo atrás de informação sobre isto e pelo o que os cientistas dizem, essa cepa em particular não tem grande poder de contágio. Mas continuarei a monitorar o caso.
Dedique parte do seu dia para ver as notícias, para olhar sites de monitoramento (Painel Global por exemplo).  Discuta o que você vê entre seus amigos ou familiares que pensam da mesma forma que você. Se algo acontece e que te chame a atenção, procure a opinião dos especialistas na área. Aprenda a pelo menos ler em inglês, pois muito dos melhores materiais sobre qualquer área do conhecimento estão nessa língua. Entre em comunidades sobrevivencialistas nas redes sociais. Nelas, você encontrará discussões valiosíssimas sobre o tema.
Se você não se mantém informado, as suas preparações podem não servir de nada. Pois, como já disse, a diferença entre sobreviver ou não é perceber antes dos outros algo que poderá desencadear uma crise. Pode até parecer um pouco de paranoia. Mas é melhor se manter atento do que ser pego de surpresa com a guarda baixa.

Um comentário:

  1. Gostei do seu blog brow! Parabéns! Ainda não conhecia o Painel Global, muito interessante para observar catástrofes. Vou deixar um dica pra vc que a gente colocou no nosso blog bushcraftpa.blogspot.com - O Google Alerts - monitora periodicamente os melhores resultados do Google e envia para seu e-mail. No caso, eu uso com palavras-chave Bushcraft, escassez etc.

    ResponderExcluir