sábado, 10 de janeiro de 2015

Nossas Preparações Podem Ser Em Vão...

Nos preparamos para crises. Mas, se a esperada SHTF for tão intensa que torne a Terra um lugar inabitável, ainda que por poucos anos? Tudo o que fazemos se tornaria em vão...
Eis algumas tragédias que, se acontecerem, vão tornar a nossa sobrevivência praticamente impossível.

1) Colisão de estrelas, quasares, supernovas

Estes são fenômenos que acontecem com bastante frequência no universo. Eles lançam quantidades imensas de energia e radiação no espaço. E, são tão potentes que, se acontecerem na nossa galáxia e as energias vierem em direção à Terra, podem ser fatais. Elas podem liberar sobre o planeta imensas quantidades de raios-X, por exemplo, quantidade esta que estaria muito além da capacidade da atmosfera nos proteger. Outro efeito, este mais indireto, é que as radiações desses fenômenos poderiam destruir a camada de ozônio, nos deixando totalmente a mercê das radiações solares e cósmicas, o que tornaria a Terra inabitável para a maioria absoluta das formas de vida.

2) Supervulcões

O mais conhecido deles se situa no parque Yellowstone, nos EUA. Mas na verdade, existem 16 potenciais supervulcões na Terra. Caso entrem em erupção, poderiam esconder o Sol por anos, devido à imensa quantidade de cinzas liberadas para a atmosfera. As temperaturas cairiam drasticamente e, certamente, muitas espécies seriam extintas. Quem sobrevivesse, habitaria um planeta escuro, extremamente frio e totalmente sem recursos de alimentação oriundos da natureza. Se a situação se perdurasse por anos, as chances de alguém escapar seriam mínimas. Sem falar nos efeitos psicológicos de tamanho frio e escuridão.

3) Impacto de um grande asteroide

Os efeitos seriam semelhantes aos dos supervulcões, com o agravante de a queda de tal petardo espalhar incêndios por causa das pedras incandescentes que cairiam por todo o planeta, ou, se caísse no mar, de espelhar ondas gigantescas por boa parte dos litorais do mundo.

4) Guerra nuclear

Os efeitos também seriam semelhantes aos de um supervulcão, com o agravante da precipitação de partículas radioativas e dos pulsos eletromagnéticos, que desabilitariam boa parte dos equipamentos eletrônicos e redes elétricas mundo afora.

As chances dos acontecimentos descritos acima acontecerem são muito baixas para os próximos 50, 100, 200 anos. Mas, as três primeiras causas de desastres já aconteceram em algum momento da história e voltarão a acontecer em algum momento do futuro. Talvez, quando acontecerem a humanidade não exista mais como espécie (a quarta causa tem um grande potencial de tornar isso realidade), ou já esteja de tal forma evoluída que teria como evitar/fugir.
Mas, certamente, durante nosso tempo de vida, testemunharemos diversos cenários de crise. A maioria absoluta será de curta duração e localizada. Mas poderemos testemunhar eventos que, se não nos ameaçarão enquanto espécie, certamente ameaçarão a nossa sociedade tecnológica, muito embora eu espere que, sinceramente, isso não aconteça.

Seja como for, manter-se preparado é muito melhor do que não fazer isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário