terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Roupas, Calçados e Preparação

Quando fazemos uma preparação à longo prazo, pensamos em tudo: Comida, remédios, abrigo, armas, produtos de higiene e limpeza. Mas, geralmente nos esquecemos das roupas e calçados. 
É importante fazer uma preparação levando em conta também as roupas e calçados, além de produtos necessários para o seu reparo/limpeza. Para começar, na hora de escolher as roupas, invista em peças resistentes e que possam ser reparadas com relativa facilidade, como calças jeans, camisas e camisetas de algodão. Se na região em que você mora o uso de casacos for necessário, invista em modelos que podem ser reparados com facilidade. Jaquetas jeans podem ser uma boa. Mas casacos de tecidos sintéticos ou de lã também, embora se precise tomar um pouco mais de cuidado com o seu uso, por serem mais difíceis de reparar. Também é bom ter em seu estoque peças leves, como calções e bermudas, para os dias mais quentes. 
É interessante fazer um grande estoque de meias, pois, são peças baratas, mas que se estragam depois de muito uso e são mais difíceis de consertar. Em lojas populares, você encontra pacotes com até 12 pares por um preço bem razoável. Vale o mesmo para roupas íntimas. Fazer um estoque grande dessas peças é muito interessante, pois, ficar sem elas pode ser bem desconfortável para a maioria das pessoas. No caso das mulheres, a roupa íntima, especialmente o sutiã, é relativamente caro, especialmente se for uma peça de qualidade. Mas, vale a fazer um esforço no sentido de se criar um estoque. 
Deve-se fazer também um estoque de calçados. Botas e tênis são uma boa pedida. No primeiro caso, existem diversas opções, deste coturnos usados pelo Exército, que primam pela resistência, até botas para trilhas, que, além de resistentes, são confortáveis, embora bem mais caras. Já os tênis não são tão resistentes, mas são bem confortáveis, e, se você não vai se aventurar por caminhos muito íngremes, podem ser uma boa opção. Existem tênis em todas as faixas de preço. É importante também ter sandálias, como as de borracha, para momentos em que você vai permanecer dentro do abrigo. Não aconselharia o uso delas nas saídas, pois é bom evitar qualquer tipo de ferimentos nos pés, num cenário de crise. 
Outros produtos que devem ser incluídos na sua preparação são colchas, lençóis, mantas e colchões. 
É bom aprender também técnicas de lavagem de suas roupas, usando pouca água e sabão, pois, durante uma crise, provavelmente você não poderá usar a sua máquina de lavar, que é extremamente dispendiosa em termos de água e energia. Também é bom aprender algumas técnicas de costura, caso seja necessário consertar alguma roupa. Inclua também nas suas preparações, carretéis de linha e agulhas. 
Além do conforto, físico e psicológico, de se ter roupas e calçados bem conservados, limpos e confortáveis, dependendo da intensidade e da duração da crise, uma parte de seu estoque poderá até ser usado como moeda de troca, bastante valiosa. 

Mantenham-se preparados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário