sábado, 5 de abril de 2014

Sobre ETs e invasões

Outro dia, estava revendo um filme estrelado por Tom Cruise, Oblivion. O filme retrata a invasão de uma forma de vida artificial que, entre outras coisas, quer se apoderar de nossos recursos, particularmente a água, e também nos exterminar. Existem muitos outros filmes nessa linha, como Imvasão do Mundo - A Batalha de Los Angeles, Independence Day, Batleship. Mas todos invariavelmente retratam uma invasão militar extraterrestre, tanto para nos exterminar como para roubar nossos recursos, ou nos colonizar.
Eu adoro filmes sobre esse tema. Mas, na minha opinião, uma invasão destrutiva é extremamente improvável.
Em primeiro lugar, vem a questão dos recursos. Porque invadir um planeta habitado por uma raça inteligente e hostil, que possui uma tecnologia capaz de criar explosivos nucleares? Que recursos seriam exclusivos da Terra?
A água é um dos recursos mais abundantes do Sistema Solar. Um extraterrestre que se preze nem precisaria passar da órbita de Plutão. Além do Sistema Solar, existe a nuvem de Oort, que possui milhões de grandes pedras de gelo. Eventualmente, uma delas passa perto do Sol, e por isso as chamamos de cometas. Mas, vamos supor que eles quisessem água de um corpo planetário. As luas de Saturno e de Júpiter, particularmente Europa, tem muita água. Talvez em Europa exista até um oceano em estado líquido por baixo da camada de gelo que cobre o satélite. E, até onde se sabe, não existe vida inteligente nesses corpos celestes. E, ainda por cima, a água estaria muito mais limpa.
No espaço, existem todos os minerais que existem na Terra, e, elementos que na Terra são considerados raros, como o lítio, no espaço eles são abundantes. Então mais uma vez, porque os extraterrestres se arriscariam a topar com uma bomba atômica se eles poderiam dispor dos elementos de que precisam no espaço?
Talvez então uma raça quisesse escravizar a humanidade. Mais uma vez não seria lógico. Primeiro por que uma raça que tivesse a capacidade de viajar pelo espaço interestelar teria uma tecnologia desenvolvida o suficiente para não precisar de mão-de-obra escrava. Além disso, seríamos trabalhadores ineficientes, difíceis de alimentar. Sem falar que, durante o processo de conquista, eles correriam riscos. Não valeria a pena.
Talvez os extraterrestres quisessem produtos exclusivos da Terra, como o petróleo. Mas, para que? Certamente viajantes do espaço interestelar não precisariam de petróleo. Imagino que, em seu nível tecnológico eles não teriam motores à explosão.
Quem sabe uma raça belicista poderia usar a Terra como um campo de treinamento, para testar as suas armas contra nós. Mas, é muito provável que uma raça assim destruiria a si mesma antes de alcançar as estrelas. Porque as energias usadas para percorrer grandes distâncias no espaço são gigantescas. E se uma raça acostumada a guerrear contra si mesma tivesse acesso à essas energias, certamente as usaria como arma.
É bem possível que uma raça que seria capaz de viajar pelas estrelas tenha atingido o nível tecnológico que a permitisse transmutar elementos. Logo, buscar elementos no espaço seria desnecessário. Invadir planetas então, nem se fala.
Portanto, o sobrevivencialista deve desconsiderar uma invasão alienígena como perigo. Nós representamos muito mais perigo para nós mesmos. Este planeta está entupido de bombas atômicas, pois os arsenais das potências nucleares ainda tem milhares de bombas, apesar do fim da Guerra Fria. Isto sem falar na poluição, nas mudanças climáticas, na superpopulação. E se algo vindo do espaço pode nos ameaçar, são os asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário