quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que os 7x1 nos ensina

Ontem, podemos dizer que aconteceu uma SHTF na Seleção. Dos 11 aos 30 min do primeiro tempo, a Alemanha fez 5 gols. O que causou isso? A falta de preparação, a falta de planejamento, a falta de estudo e a falta de controle emocional.
Tudo estava caminhando razoavelmente bem. O nível de preparação parecia adequado. Nada poderia atingir o confiante time. Então vem o primeiro gol, um aviso de que era preciso prestar atenção e tomar atitudes para evitar maiores problemas e possibilitar a busca pelo empate. Mas nenhuma mudança foi feita. Então vem o segundo gol, o terceiro, o quarto, o quinto. Pronto! Tudo perdido. Tarde demais para se tomar alguma medida. O despreparo e o desespero tomou conta do time e nada mais dava certo. Superestimar as suas medidas, e subestimar a fonte de seus problemas foi o maior erro de quem comandava o time, tanto dentro de campo, como fora dele.
Assim é a nossa vida. Em primeiro lugar, devemos nos preparar para os mais diversos cenários. Nunca relaxar e achar que estamos suficientemente preparados. Sempre devemos procurar falhas, imaginar aonde podemos melhorar. Devemos estar atentos aos avisos. O "adversário" tem tentado fazer o equivalente ao primeiro gol, em várias frentes, como a distribuição de energia e acesso à internet As nossas defesas são a informação e a capacidade de reação.
Se o "adversário" fizer o primeiro gol, ou seja, se um cenário de crise for desencadeado, devemos agir imediatamente. Ir para o refúgio, verificar novamente os itens de sua preparação para ver se não tem nada faltando, e, acima de tudo, entender tudo o que diz respeito à crise que está ocorrendo. Muitas pessoas agirão como o técnico e o capitão da Seleção. Não vão ver um perigo imediato e vão ficar imóveis, sem tomar nenhuma atitude. Então a situação piora e o "adversário" faz o segundo gol. Os serviços que fazem a sociedade funcionar vão para o brejo. Ontem você poderia comprar água e mantimentos com seu cartão de crédito. Hoje só com dinheiro vivo. Amanhã, só trocando por outros objetos que venham a ser necessários. Aí começa o desespero. E junto vem a fome, a sede, a dor, a incerteza. Vários gols do "adversário" em um curtíssimo espaço de tempo.
A grande diferença entre a Copa e a vida real é que, a derrota de um time de futebol não vai te matar. Talvez vá te envergonhar por muito tempo. Mas é só...
Todos vão sentir o baque de uma SHTF. Mas quem se prepara não vai deixar que isso se transforme em uma situação desesperadora, em uma "goleada". A preparação pode garantir o gol de empate. Só não saberemos como será a prorrogação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário