quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dez dos itens desejáveis numa BOB

Aconteceu. A tão temida SHTF virou realidade. E aconteceu numa hora em que estamos longe de nossas preparações e refúgios. Pensando num cenário assim, muitos preparadores possuem uma mochila básica de emergência ou BOB (Bug-Out Bag), com itens que possibilitarão meios para se manter adequadamente alimentado e hidratado por alguns dias, assim como equipamentos para orientação e defesa pessoal.
Portanto, eis o que eu colocaria numa BOB.

1) Bússola e mapas.

Estamos muito mal acostumados com o GPS e mapas do Google. Usamos os dois sempre em conjunto nas mais diversas situações em aparelhos como celulares e tablets. Porém, num cenário em que não teremos nem energia elétrica e nem internet, tais aparelhos se tornam inúteis (salvo se você tiver aplicativos que possam usar GPS sem internet num celular como o Maps.Me, se a SHTF em questão não desabilitou os satélites de GPS e se você tiver como carregar o celular sem usar a rede elétrica). Assim é importante ter uma boa e velha bússola e mapas, pelo menos da região onde estaria o seu refúgio, ou pelo menos, da região para onde você pretenderia fugir. E para usar a bússola e os mapas, é importante ter noções de orientação e saber interpretar corretamente as informações dos mapas.

2) Fósforos, Isqueiros e Lentes de Aumento

A utilidade do fogo é imensa. Da preparação de alimentos até a purificação da água através da fervura, é sempre bom ter meios de se fazer fogo rapidamente. Fósforos e isqueiros são muito úteis numa BOB. E eu ainda colocaria uma lente de aumento, por ela ser uma maneira adicional de se iniciar um fogo, pelo menos em dias ensolarados.

3) Kit Médico

Gaze, esparadrapo, anti-alérgicos, analgésicos, remédios contra má-digestão, descongestionantes nasais, anti-sépticos, anti-inflamatórios e muitos outros tipos de medicamentos podem ser colocados em uma pequena caixa. Caso você use algum medicamento específico, devido à algum problema de saúde, estes devem estar tanto na sua mochila quanto nas suas preparações.

4) Muda de Roupas e Um Par de Botas

Por não se saber exatamente quanto tempo vai se passar até que se chegue no refúgio, é importante ter tanto uma muda de roupas sobressalente quanto um par de botas, que são calçados resistentes. É importante para se ter um certo conforto e também, em caso de chuva, poder trocar uma roupa molhada por uma seca. Se a sua mochila não for impermeável, embale as roupas com sacos plásticos.

5) Armas

No Brasil, a lei é muito restrita quanto ao porte de armas. Mas numa situação de emergência, ter alguma arma de fogo pode salvar a sua vida, por desencorajar eventuais agressões. Porém, uma arma só deve ser usada em último caso. O ideal é algo que combine um bom poder de fogo com pequeno tamanho e peso. Se você não tiver uma arma de fogo, uma faca ou qualquer outro tipo de lâmina cortante pode ser usado.

6) Alimentos e água

Alimentos energéticos, como barras de cereais, chocolate, frutas secas, castanhas, além de rações de sobrevivência, devem ter um espaço na sua mochila, bem como um cantil com água e tabletes purificadores. Como a água pesa bastante, muito provavelmente você terá que encontrar alguma fonte no caminho. Daí a importância de ter métodos de purificação de água.

7) Capa de Chuva

Essas baratinhas, de plástico, que ocupam um lugar mínimo na mochila são uma boa pedida. Elas não vão te deixar totalmente seco em caso de chuva muito forte. Mas é muito melhor do que ficar totalmente encharcado em pouco tempo.

8) Binóculos

Em situações de emergência é sempre bom ficar atento aos arredores. Um binóculo pode possibilitar uma boa visão das cercanias e também de possíveis ameaças, como emboscadas.

9) Manta térmica aluminizada

Ocupa pouco espaço na mochila e será muito útil caso você tenha que passar a noite ao relento. Elas retêm o calor gerado pelo corpo e são levíssimas. Mas devem ser manuseadas com cuidado, pois são frágeis.

10) Boa cabeça e bom corpo

De nada adianta ter uma mochila preparada se os principais elementos não estiverem funcionando: Seu corpo e sua cabeça. Resistência física é fundamental pois, uma BOB pesa para caramba! E lembre-se que você estará numa situação de estresse que, por si só, já é um fator de desgaste.
Seu preparo mental também tem que ser forte. Não há lugar para desespero ou ações impensadas. Você tem que tomar atitudes coerentes e evitar ao máximo se expor. E, se você estiver acompanhado, deve transmitir calma e sobriedade para quem estiver com você,

Gostaria de saber a opinião de vocês. Que outros itens vocês acrescentariam numa BOB? Retirariam algum dos que eu coloquei?

Devemos sempre nos manter preparados. E atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário