sexta-feira, 21 de março de 2014

Água

Todo o país está acompanhando as notícias sobre a escassez de água em São Paulo. A cidade é abastecida por 4 grandes reservatórios. Um deles, o sistema Cantareira, está com o nível baixíssimo. O governador do estado, Geraldo Alkmin, sugeriu usar o Rio Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro, para complementar as reservas paulistanas. E Sérgio Cabral, governador do estado do Rio, já se posicionou contra a medida.
O que estamos vendo é o inicio das disputas por água. Enquanto a necessidade pelo líquido é cada vez maior, devido ao aumento populacional, das áreas para agricultura e pecuária que também precisam aumentar, a quantidade disponível cai assustadoramente, por causa das mudanças climáticas, da poluição e de uma falta de política que combata o desperdício. Logo, começarão as disputas entre países, que podem acabar chegando às vias de fato militares.
E o seu estoque de água? Você leva isso em conta nas suas preparações? Claro que reservas de água, como garrafões de água mineral são uma solução emergencial. Mas você já sabe como vai fazer para ter um suprimento constate, caso sejamos atingidos por uma crise muito grave?
O ideal seria dispor de um refúgio próximo à uma fonte de água, como um rio ou um poço. Mas poucos tem essa sorte. Deve-se então pensar em sistemas para estocagem de água. Caixas d'água são uma alternativa. Se você mora em uma casa, pode ser uma boa investir na instalação de caixas d'água suplementares. Mas, ainda assim elas resolvem o problema temporariamente. Cisternas, como as que vemos em boa parte do Sertão Nordestino podem ser uma boa solução. Elas captam a água das chuvas que cai no telhado das casas. Claro que, antes de se consumir essa água, deve-se tratá-la. Existem inúmeros sistemas de tratamento de água, desde as cápsulas purificadoras, até filtros de carvão ativado. Deve-se pensar num sistema que consuma pouca ou nenhuma energia.
Mas, a melhor preparação é mudar o nosso relacionamento com a água. Não tem reserva que aguente banhos demorados, carros lavados e outros desperdícios. Pense que, até quando você deixa uma luz acesa sem necessidade, você está gastando água, pois a energia elétrica gerada na maior parte do Brasil vem de hidrelétricas. Desperdiçar alimentos também é uma forma de desperdiçar água. Tenha em mente que 1kg de carne de boi consome 3000l de água para ser produzido. Devemos agir de tal maneira que nosso consumo de água sempre seja o menor possível. Devemos sempre pensar que a água pode acabar a qualquer momento e portanto devemos economizar. E quando a crise chegar, será de suma importância já está acostumado à usar a água de maneira inteligente. O impacto será muito menor.

Mantenham-se preparados, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário