terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cuidado com o que deseja...

Ontem, num post sobre a possibilidade de tempestades solares e seus efeitos na nossa civilização, em um grupo numa rede social, vi o seguinte comentário:

 - Todo mês essa notícia aparece, e nada acontece...

Quem faz este tipo de comentário quer que "alguma coisa aconteça". Como assim? Uma tempestade solar pode levar nossa civilização à era pré-eletrônica. É isso que essa pessoa, que se diz sobrevivencialista, deseja? Seria uma tragédia inimaginável! Pensem nas pessoas que estão em UTIs, ou que usam dispositivos ou tratamentos que dependem de eletricidade para funcionar. Poderia ser qualquer um de nós. Pensem nos milhões de pessoas que ficariam encurraladas em metrôs, elevadores ou outras máquinas. Por mais que nos preparemos, um evento dessa natureza poderia acontecer numa hora em que estivéssemos num local totalmente inadequado.
Quem pensa assim, acha que vai sobreviver tranquilamente ao caos, escondido atrás de suas preparações no seu refúgio, ou caçando/coletando alimentos no mato. Não vai ser assim!
Se tomarmos por base o comportamento das pessoas em cenários de crise localizada, como em terremotos, furações, ou até mesmo nas cidades atingidas pela onda de rejeitos de minério de ferro da SAMARCO, em que vimos disputas por água, pessoas sofrendo imensamente, saques, assassinatos. Por mais preparação que se possa fazer, não há nada que garanta 100% de chance de sucesso durante e após uma SHTF. Isso, sem falar nas condições psicológicas, mesmo daqueles que se julgam preparados.
Como você se sentiria se, de uma hora para outra, ficar impossibilitado de se comunicar com alguém que esteja ao menos na esquina? Como seria ficar sem acesso à nenhum tipo de informação? Como seria, mesmo preparado, ver a geladeira desligada, as luzes sem acender, a água sem sair das torneiras? Por mais preparado que estejamos, nossos recursos não são infinitos. Uma hora teremos que arrumar um jeito de arrumar mais. E como seria essa busca por recursos numa situação de SHTF?
Poderia escrever páginas e mais páginas sobre as inúmeras dificuldades de um mundo pós-SHTF. Me preparo para ter uma chance um pouco melhor de sobreviver à situações de colapso. Mas eu não quero que isso aconteça de jeito nenhum! O mundo pode até ser uma porcaria às vezes. Os sistemas de que dependemos podem até funcionar mal. Mas, pode ter certeza de que vai ser muito, muito, mas muito pior se a civilização vier abaixo por qualquer motivo.
Preparar-se é necessário.
E mais necessário ainda é desejar sempre o melhor e nunca o pior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário