terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Barcos

Na maioria absoluta da literatura sobrevivencialista, quando se pensa em refúgio, em BOL, o que vem à mente é uma casa reforçada, ou um bunker, ou uma propriedade afastada dos grandes centros. Mas, existem uma outras alternativas quase que ignoradas, pelo menos aqui no Brasil: Os barcos.
Uma das vantagens de se ter um barco (que teria que ter um tamanho razoável, claro) é que ele poderia ser, ao mesmo tempo seu BOL e seu BOV, permitindo que você levasse suas preparações e as pessoas que fazem parte de seu núcleo para outros locais menos perigosos, em cenários de crise. Seria possível também não ficar tão vulnerável às intempéries, pois, se fosse detectada com certa antecedência, possibilitaria a fuga para áreas mais calmas. Uma outra vantagem é que, pelo menos em alguns tipos de barco, não seria necessário o uso de motores durante todo o tempo para o deslocamento, pois poderiam usar a força dos ventos, através de velas, e desta maneira, economizaria combustível, E, além disso, seria possível obter reforço alimentar através da pesca.
A principal desvantagem é que a maioria dos preparadores não teriam recursos financeiros para comprar e manter um barco, além de fazer toda uma preparação nele. Outra desvantagem é que obviamente tal método só poderia ser usado em áreas costeiras ou próximas a grandes cursos d'água.
Além disso, seria mais difícil esconder um barco. Ele poderia se tornar alvo de ataques de outros barcos, como já acontece em algumas regiões do mundo, em que piratas atacam até navios de grande porte.
Mas, apesar de suas desvantagens, este é um meio que merece uma abordagem mais aprofundada, o que pretendo fazer em algum dos próximos posts.
Quem quiser contribuir com a discussão, se sinta à vontade para deixar comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário