domingo, 26 de abril de 2015

A Importância da Prática

Os sobrevivencialistas sabem o que é necessário para passar por momentos de crise. De preparações à boa forma física, do uso de ferramentas ao manuseio de armas. Mas uma questão me chamou a atenção nesses dias:

Devemos praticar exaustivamente as habilidades que poderão fazer diferença em caso de SHTF.

Há 15 dias, fiz algumas coisas que seriam necessárias durante uma crise:

- Acender um fogo com pederneira.
- Acender um fogo usando uma lente e o sol.
- Acender um fogo usando atrito.
- Atirar com revólver em alvos fixos e móveis.
- Correr 2km em terreno muito acidentado carregando uma mochila com aproximadamente 10kg.

Na teoria (e nos programas do Discovery Channel) parece ser tudo muito fácil. Mas digo, com franqueza, que as únicas atividades nas quais tive um desempenho que considero satisfatório foi acender um fogo com pederneira e atirar em alvos fixos.
Nas outras atividades fui muito mal. Não consegui acender o fogo com lente e muito menos com fricção. Quando estava correndo com a mochila no terreno acidentado, logo cansei e não aguentei. E olhe que corro regularmente. Mas não é a mesma coisa correr na rua e num terreno acidentado, ainda mais com um peso.

Este teste serviu de alerta. Hoje, fui refazer as atividades nas quais eu fracassei. Continuei sem conseguir acender fogo com lente e com fricção. Mas, ao menos acertei alguns tiros em alvos móveis (um amigo estava jogando objetos para que eu pudesse acertá-los) e a corrida com a mochila foi menos penosa, mas ainda assim muito longe do ideal.

A prática é fundamental para que possamos melhorar nosso desempenho e avaliar nossos pontos fracos. Caso aconteça alguma SHTF a minha ideia é correr para meu refúgio. Mas, num cenário extremamente incerto, no qual não teremos nenhuma garantia, é importante manter certas habilidades afiadas.

Nunca devemos baixar a guarda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário