sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Morte Silenciosa

Em 2014, velejador cruzou cerca de 3000 milhas de Oceano Pacífico. Nenhuma ave, nenhum peixe. Dez anos antes, quando ele fez a mesma viagem, ele pescava pelo menos um peixe por dia. As aves marinhas pousavam no mastro de seu barco para descansar. Agora, durante toda a viagem, ele conseguiu pescar dois peixes. Ele encontrou com diversos barcos de pesca de atum, que usavam redes de arrasto. Pescavam o atum e jogavam os peixes mortos de outras espécies de volta ao mar. Para completar, na rota do barco há áreas gigantescas com destroços do grande tsunami do Japão. Há de tudo. Postes de energia, chaminés, containers, linhas de pesca, pedaços de plástico de todos os tamanhos, pneus, manchas de óleo e combustível... Segundo este velejador, o silêncio era terrível.
Muitas ilhas, em todos os oceanos, recebem em suas praias muito lixo trazido pelo mar. No Atlântico, existe uma ilha imensa de lixo, situada próxima ao litoral do México. Os efeitos de tamanha poluição sobre a cadeia alimentar dos oceanos está sendo negligenciado pelos governos. Com o passar do tempo, o plástico vai se desfazendo, se transformando em pequenas partículas. Muitas formas de vida confundem o plástico com alimento, o que acaba ocasionando a sua morte. Este fato, aliado à pesca excessiva e totalmente insustentável está tornando a pesca uma atividade cada vez mais difícil. Muitas espécies de peixe começam a rarear.
Um cientista e músico americano, especialista em estudar sons de animais na Natureza, tem tentado alertar as autoridades para o fato de que o mundo está cada vez mais silencioso. Com o passar dos anos, muitas espécies de pássaros e outros animais sumiram, em todos os ecossistemas, em todos os lugares do planeta. Desnecessário dizer o tamanho do impacto que isto traz.
Estamos caminhando para uma situação insustentável. A morte é silenciosa. E os poucos que tentam fazer barulho em relação à este perigo não são ouvidos...

Alguns artigos assustadores sobre o que está acontecendo...

O Oceano Está Quebrado
Mundo Animal Silencioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário