segunda-feira, 23 de março de 2015

Tempestade Solar Anômala

O Sol já passou pelo período de máxima atividade, que se repete a cada 11 anos. Nos últimos 12 meses, foram raras as grandes explosões que poderiam trazer problemas.
Porém, na semana passada, tivemos a maior tempestade geomagnética dos últimos anos. Auroras foram vistas até na Austrália, fato que não acontecia desde 2003. O que mais intriga os cientistas é que, ao contrário de eventos anteriores, as explosões registradas na semana passada e que ocasionaram esta surpreendente tempestade foram da classe C (explosões solares são classificadas, de acordo com sua magnitude em B, C, M, X e Mega). Um outro tipo de fenômeno solar, que é um rompimento de filamento também foi registrado. Os rompimentos de filamento tem uma capacidade muito menor de causar efeitos na Terra e, mesmo ocorrendo ao mesmo tempo que a mencionada explosão classe C, não causaria maiores problemas.
Então, porque esta tempestade foi tão intensa, a ponto de alguns países do Hemisfério Norte alertarem as companhias de geração e distribuição de energia elétrica, além de operadores de satélites em órbita da Terra sobre possíveis problemas?
Existem duas possibilidades. A primeira, é que ainda não se compreende totalmente como funciona o mecanismo de interação eletromagnética entre a Terra e o Sol. Não se sabe direito nem o motivo pelo qual ocorrem explosões solares. A segunda, e mais assustadora, é que o campo eletromagnético da Terra está enfraquecendo a uma taxa maior do que se supõe. Tal enfraquecimento já foi detectado em algumas áreas. Porém, segundo as análises, isto não seria um motivo para preocupações num futuro próximo. Existe o fato de que o campo eletromagnético da Terra passa por inversões periódicas a cada 250 mil anos. Mas a próxima inversão já está atrasada em 750 mil anos, e talvez já esteja na iminência de acontecer. Durante o processo de inversão, que pode durar algo entre dezenas e centenas de anos, há um enfraquecimento geral do campo.
A verdade é que tudo não passa de conjecturas. Devemos, enquanto sobrevivencialistas, ficar de olho e todo e qualquer fato que possa provocar situações de crise. E a interação entre Sol e Terra caracterizada pelos campos eletromagnéticos e explosões solares deve ser monitorada sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário