quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Coma menos!

Durante situações de crise, a alimentação e a forma como fazemos isso é de crucial importância. Mas também é importante cuidar da alimentação agora. Vou descrever o que aconteceu comigo, o que me levou a querer mudar a forma e a quantidade de alimentos que consumo. 

Eu tenho 1,88m e, em Janeiro, estava com 94kg. Nunca descuidei da parte física e estava mantendo esse peso há pelo menos uns 5 anos. Mas, a medida que o tempo passa, certas partes de seu corpo, como os joelhos, começam a doer. E quando se chega aos 40, parece que esse desgaste se acentua. 
Fui ao ortopedista e a primeira coisa que ele me aconselhou foi uma redução de peso. Então, procurei um nutricionista, e a partir daí mudei totalmente a maneira como me alimento. 
Antes, estava consumindo muito carboidrato. Salgados e doces faziam parte de minha dieta. Comia relativamente pouca verdura e quase nenhuma fruta, e muita, muita carne. Não engordava por causa da atividade física. Mas, ao contrário do que dizem, mesmo com atividade física, alimentos com grandes quantidades de gordura e açúcar podem fazer muito mal. 
Então, passei por uma reeducação alimentar gradual. Aos poucos, fui diminuindo os doces e salgados e aumentando a qualidade de frutas e verduras. Consegui diminuir a carne e, na medida do possível, trocando a carne vermelha por peixe ou frango. 
O resultado é que, após 9 meses, perdi 8kg. Estou com 86kg. E estou me sentindo muito melhor. Da resistência física até a facilidade de evacuar, tudo melhorou muito. E o que é fundamental para todo preparador: A quantidade de calorias consumidas por mim se reduziu à metade. Ou seja, minhas preparações, em caso de necessidade, podem me sustentar por mais tempo. 

Todos nós devemos analisar nossa alimentação e ver se podemos melhorar em algum ponto. E devemos fazer isso sem sermos pressionados por algum desconforto, como no meu caso. Se eu não tivesse sentido problemas nos joelhos, talvez eu ainda estivesse me alimentando da mesma forma. 

Fica a dica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário