quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Manutenção

Eis aqui um tema que é de fundamental importância para o sobrevivencialista/preparador. Temos que prestar bastante atenção na manutenção de tudo o que usaremos durante um período de crise. Do meio de fuga ao estoque de alimentos, tudo deve ser periodicamente verificado.

A manutenção do meio de transporte que você pretende em caso de SHTF está em dia? Das bicicletas aos utilitários, tudo deve estar funcionando perfeitamente. As peças que apresentarem desgaste devem ser substituídas. O tanque deve estar sempre cheio. E é importantíssimo entender o máximo possível sobre o funcionamento do transporte que você usa. Em muitos deles, você mesmo pode fazer toda a manutenção sem depender de ninguém. Isso é verdade com as bicicletas e com boa parte das motos de baixa cilindrada, sem muitos componentes eletrônicos. Até mesmo carros mais simples, como o Fusca, podem ser mantidos por você mesmo. E é sempre bom ter um estoque das mais variadas peças de reposição. Se o seu meio de fuga é algo mais sofisticado, como um carro mais novo, caminhoneta, utilitário, leve-o periodicamente à oficina. Não espere que o transporte tenha um problema para fazer isso. Até porque, Murphy adora aparecer nas horas mais inconvenientes, como no momento em que você mais vai precisar do carro!

Faça rodízio em suas preparações. Substitua aos poucos os produtos por mais novos. Não espere o prazo de validade chegar ao fim. O ideal é que, quando este prazo corresponda a 1/3 do total, o produto seja substituído. Pois, tenderemos a contar com aquilo como se tivéssemos comprado no dia, mas, sem que percebamos, de repente o produto só tem mais um mês de validade. E para diminuir a frequência de troca de produtos, opte por aqueles que tem validade mais longa. Outra coisa é sempre verificar a integridade física, principalmente das embalagens de alimentos. Qualquer furo ou amassado, troque o produto. Mantenha o ambiente no qual os produtos estão guardados em perfeita ordem. Se houver excesso de luz solar ou entrada de água, solucione o problema imediatamente.

Verifique com frequência tudo aquilo que usa pilhas e baterias. Fontes de iluminação e de comunicação, como lanternas e rádios, devem estar sempre adequadamente carregados. Mesmo que você não use com frequência, é bom trocar periodicamente as pilhas e baterias. A energia delas sempre vai acabar, quer você use, quer não. E se forem carregadas na rede elétrica, faça a recarga com frequência. Afinal de contas, não é assim com seu celular? E sempre que pilhas ou baterias forem trocadas, devemos descartar as usadas de maneira ecologicamente correta, e repor o item usado no estoque.

Mantenha o seu refúgio em ordem e em segurança. Verifique sempre o estado das portas, trancas, janelas, grades. Veja se o encanamento e a rede elétrica estão funcionando adequadamente. Mantenha a limpeza em dia. Verifique todo o local à procura de ratos, baratas e outros animais, que inclusive podem ser peçonhentos, como escorpiões e aranhas. Observe o estado da iluminação interna e externa. Em muitos cenários de crise poderemos enfrentar falta de energia elétrica. Mas, de certa maneira, nos dias de hoje, já temos que tomar muito cuidado. Um ambiente adequadamente iluminado faz a diferença na hora de perceber a presença de ameaças, como ladrões.

Essas são preocupações, principalmente em relação às preparações, que a maioria das pessoas não tem. E, devo reconhecer, são tarefas tediosas e repetitivas. Mas, para se manter preparado, a manutenção de tudo o que será usado numa SHTF é fundamental. Uma falha ridícula, que seria facilmente evitada com manutenção adequada, pode por tudo a perder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário