sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O que "eles" estão escondendo?

Eis aqui um post especulativo...

Porque o atual surto de Ebola infectou e matou mais pessoas do que todos os outros surtos juntos? O que há de diferente?
O Ebola foi descoberto em 1976, e, desde então causou mortes em Uganda, no Congo, no Sudão e no Gabão. O surto de 2014 está afetando países que nunca haviam registrado casos da doença. Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria, além de casos não confirmados na Arábia Saudita.
Apesar de sua extrema mortalidade, o Ebola é um vírus que teoricamente exige medidas não tão complicadas para evitar a sua disseminação. Colocar as pessoas suspeitas de infecção em quarentena, tratar os doentes vestindo roupas de proteção e isolar os corpos dos que falecem. Mesmo com poucos recursos, tais medidas não são impossíveis de serem adotadas. Em Uganda e no Congo, locais dos últimos surtos, o Ebola foi adequadamente contido rapidamente. E são países tão pobres, tão desestruturados quanto os países atingidos pelo atual surto. A justificativa da OMS e de outros órgãos que tem agido agora é que, como estes países nunca haviam sido atingidos, as autoridades estavam despreparadas e as pessoas não sabiam como lidar com isso. Mas aí eu pergunto: E em 1976, os países atingidos sabiam?
Se a doença é tão perigosa assim, porque a OMS deixou que tal surto chegasse a esse ponto? Imagino que a atitude sensata é, ao ouvir relatos de suspeita de infecção por Ebola, mandar equipes treinadas imediatamente para o local. Sai muito mais barato e é muito mais eficiente conter o surto na "raiz". Para algo que começou em Dezembro de 2013, a OMS foi extremamente lenta em agir. E aí nos perguntamos: Por que?
Imagino que os médicos e cientistas da OMS podem ter subestimado o atual problema. Que este surto seria fácil de conter. Afinal de contas, os anteriores foram contidos rapidamente. E, apesar do fato de que os cidadãos africanos são os que recebem menos assistência no mundo, que são os mais "dispensáveis" segundo a perversa lógica capitalista, seria uma atitude extremamente irresponsável não agir logo para conter o surto, para dizer o mínimo. Portanto eu acredito que aconteceu outra coisa, muito mais preocupante: O atual vírus é muito mais capaz de se disseminar por uma população do que os anteriores. E é aí que eu acho que "eles" escondem informações. Existe na internet diversos sites que relatam a transmissão por via aérea do Ebola entre diferentes espécies. Como se sabe, os vírus são extremamente mutáveis e é bem possível que o tipo que esteja contaminando os humanos já possa estar em vias de adquirir essa capacidade. Ou que, pelo menos, o vírus já não exija um contato tão próximo entre pessoas para se disseminar. É possível, por exemplo, que ele tenha adquirido a capacidade de ser transmitido através de superfícies de uso comum, como corrimãos e maçanetas de portas.
A preocupação é grande e a própria OMS admite que o surto está fora de controle. Além disso, com um período de incubação de até 22 dias, podem existir muitas pessoas mundo afora que estejam com o vírus e ainda não saibam. Aliás, este é outro ponto que mostra que o vírus está mudando. Nos surtos anteriores, o período de incubação era sensivelmente menor, pelo menos segundo os cientistas.
Espero que este surto seja contido antes que se espalhe mais. Se o Ebola chegar ao Brasil, embora o governo afirme o contrário, não estaremos preparados para ele. Basta ver a situação dos principais hospitais públicos (e também muitos dos privados). Em Serra Leoa, cidades inteiras estão em quarentena. Agora, se coloque no lugar dos habitantes dessas cidades. Sem poder sair, sem receber quaisquer produtos, inclusive alimentos e combustível, e com uma doença avassaladora, que pode matar rapidamente à espreita. Imagine o medo e o desespero. Eles estão sentindo na pele uma SHTF...

Um comentário:

  1. Realmente, é, no mínimo, esquisito que as grandes potências não estejam dando a devida atenção a um problema dessa magnitude.

    ResponderExcluir