quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sobre Diversão e Sanidade Mental

Pode parecer estranho para muitos sobrevivencialistas/preparadores mas eu coloquei nas minhas preparações brinquedos, jogos, livros e revistas de entretenimento e infantis e até mesmo alguns cds de música e também alguns dvds de filmes e shows, embora reconheça que, em caso de um cenário de crise no qual haja interrupção no fornecimento de energia, estes dois últimos jamais seriam usados.
Porque fiz isso?
A preparação é feita tendo em mente um refúgio no qual estarão armazenados todos os itens necessários para a sobrevivência, por um período que pode variar entre semanas e meses. Como manter a sanidade numa situação assim? Temos que encarar que o refúgio vai ser, de certo modo, uma prisão. Mesmo se for um local distante dos grandes centros e bastante isolado, não se deve dar sopa para o azar tendo atitudes que chamem a atenção. E se o seu refúgio for um apartamento ou casa na cidade, este cuidado deve ser redobrado. Na verdade, o preparador ficará submetido à uma longa espera. E é humanamente impossível ficar vigilante todo o tempo. E se o preparador foi pai de crianças? Como mantê-las distraídas e quietas?
A diversão, mesmo que por pouco tempo, mantém a sanidade mental. Uma boa leitura, ou alguns momentos entre amigos com um jogo divertido manterão a coesão do grupo. Manter as crianças ocupadas com brinquedos e brincadeiras as farão superar mais facilmente o enclausuramento. Diante de uma situação tensa, a diversão é uma válvula de escape fundamental. Sem ela, certamente surgiriam atritos entre os membros do grupo e as crianças ficariam incontroláveis. Será muito mais difícil manter-se no mesmo lugar. O tempo parecerá passar muito mais devagar.
Lembrem-se: A diversão é fundamental. Mas, diante de um cenário de crise, deveremos nos divertir com extrema responsabilidade e dentro de certos limites. Uma bola quicando pode chamar atenção demais, se isto for feito na hora errada.
Pensem nisso! E boa noite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário