segunda-feira, 19 de maio de 2014

Venenos

Em cenários de crise muito grave, muito provavelmente o sobrevivencialista terá que se defender e defender seus recursos das mais variadas maneiras.Além disso, é possível que ele necessite procurar por recursos, inclusive em áreas industriais, que seriam desprezadas por muitas pessoas. Por isso, é importante conhecer algumas substâncias venenosas, tanto para uso, como para se manter alerta contra intoxicação acidental. Abaixo, 10 substâncias muito usadas como veneno.

Cianeto

Usado na Segunda Guerra como principio ativo do Zyclon B, responsável pela morte de milhões de judeus, o cianeto tem a característica de se combinar com o ferro da hemoglobina, que é a molécula responsável pelo absorção do oxigênio pelas células sanguíneas. Consequentemente, a vítima morre por asfixia em poucos minutos. Os poucos que tiveram contato com o veneno e sobreviveram, dizem que o gás de cianeto tem um cheiro parecido com o de amêndoas.

Ácido Fluorídrico

É usado na fabricação do Teflon. É extremamente perigoso pois, na forma de líquido, é absorvido facilmente pela pele, não causa dor imediata e se combina com o cálcio dos ossos, destruindo-os. Na forma de gás, destrói os olhos e pulmões. Em muitos casos, a pessoa só percebe que está sobre a influência do ácido tarde demais.

Batracotoxinas

Usado por certas tribos como para abater sua caça, o veneno do sapo é muito potente. Ele está presente em sapos de cores berrantes, que é a forma que a natureza tem de avisar que aquela criatura é venenosa. Existe uma espécie, o sapo-dourado, oriunda da Colômbia, cujo veneno é tão poderoso que, mesmo uma quantidade mínima (esta criatura é menor que um dedo humano), é capaz de matar 20 pessoas.

Gás VX

Integrante da fórmula de alguns pesticidas da década de 1950, ele possui moléculas que causam um colapso do sistema nervoso central, levando à morte rapidamente. Seu uso foi proibido em 1993.

Agente Laranja

Herbicida usado pelos americanos na Guerra do Vietnã, ele possui uma substância a TCDD que é extremamente cancerígena, além de causar deformações congênitas.

Rícino

Derivado da mamona, este veneno, mesmo em baixíssimas quantidades, é capaz de matar um adulto, pois impede a síntese proteica pelo organismo. Era bastante usado pela KGB para assassinar seus desafetos que fugiram para o Ocidente na época da Guerra Fria.

Arsênico

Em grandes quantidades, esse veneno tem efeitos parecidos com o do cólera,além de causar convulsões e induzir ao coma, matando em poucos dias.. Em quantidades menores, mas frequentes, causa câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Chumbo

Ainda bastante usado em muitos produtos, se absorvido pelo corpo, pode causar desde diarreia até distúrbios neurológicos graves. Era a causa dos devaneios dos antigos imperadores romanos, pois eles consumiam bebidas em taças de chumbo.

Brodifacoum

Usado como veneno para ratos, este anticoagulante diminui drasticamente a quantidade de vitamina K no organismo, causando severas hemorragias. Se absorvido, seus efeitos são sentidos durante meses.

Estricnina

Ataca os nervos da espinha dorsal, causando violentas convulsões e morte. Também é usado em veneno para ratos.

2 comentários:

  1. Interessante sua postagem, é bom ter uns EPIs também no kit.
    Estou fazendo um blog sobre cães e sobrevivencia, passa lá...

    ResponderExcluir
  2. http://survival-dog.blogspot.com.br/

    Sobrevivencia e cães =)

    ResponderExcluir