segunda-feira, 12 de maio de 2014

A importância do rádio

O rádio foi inventado por Guglielmo Marconi, mas utilizando 19 patentes pertencentes à Nikola Testa.A primeira pessoa a conseguir transmitir voz, via rádio, foi o brasileiro Landell de Moura. Mas, como ele era patriota ferrenho, recusou dinheiro de empresários americanos para desenvolver o invento, e quando resolveu registrar a patente do aparelho, em 1904, percebeu que Marconi já o havia feito em 1896.
O alcance do rádio pode variar entre alguns quilômetros até milhares de quilômetros, dependendo do tipo e frequência e potência da transmissão, do tipo de antena e do equipamento utilizado. Por se tratar de um equipamento simples e amplamente difundido no mundo todo, ele ainda é bastante utilizado como meio de comunicação e entretenimento.
Mesmo hoje, numa época em que a internet, a TV e o celular se tornaram os meios mais comuns de difundir notícias e avisos, os principais órgãos de defesa civil do mundo ainda utilizam o rádio para avisar as pessoas sobre possíveis desastres e situações de emergência.
É muito provável que, depois de uma crise muito grave, o rádio venha a ser o único meio de comunicação à distância disponível.  Não exige nenhum conhecimento técnico avançado para operá-lo e qualquer pessoa pode tentar se comunicar através dele. Também não precisa de nenhuma infra-estrutura avançada, como redes de cabos de transmissão ou satélites.
Por tudo isso, o sobrevivencialista deve ter em suas preparações ao menos rádios transpectores (transmissores-receptores) portáteis. Estes tem alcance razoável e funcionam à bateria. Um dos momentos cruciais será quando todos perceberem que a crise começou para valer. Ter comunicação por rádio poderá fazer uma enorme diferença na hora de reunir as pessoas e tomar as melhores decisões sobre o que fazer. É importante lembrar que:

- Sem internet - sem comunicação
- Sem energia elétrica - sem comunicação
- Situações anormais geram sobrecarga tanto nas linhas telefônicas quanto na internet

Duvida? Experimente tentar fazer uma ligação, especialmente se for interurbano, durante os primeiros minutos de todo 1º de Janeiro... Em uma situação de crise muito grave será tão ruim ou pior que no Reveillon...

E assim vamos nos preparando...

PS - Alguns bons modelos portáteis.

Kenwood TK2303
Motorola EP450
ICON ID31A

PS2 - É muito importante conhecer as regras dos radioamadores.

2 comentários:

  1. Radio, é um bom equipamento para se ter em um cenário de crise,
    Sem sombra de dúvidas...

    ResponderExcluir