sábado, 15 de outubro de 2016

A Terceira Guerra Mundial é Iminente?

Em diversos órgãos de imprensa mundial, fala-se que a terceira guerra mundial é iminente. De fato, há uma série de movimentações digamos, inquietantes.

Os russos estão instalando baterias de mísseis nucleares em Kaliningrado, situado entre a Polônia e a Lituânia, dois membros da OTAN, que é a aliança militar do Ocidente.
Vladmir Putin mandou que todos os oficiais militares russos que estavam fora do país regressassem à Rússia.
Em cidades como Moscou, aumenta-se a procura por abrigos anti-nucleares.
A Rússia intensificou os bombardeios sobre a Síria.
A OTAN realizou, justamente na Polônia, o maior exercício militar da história.
A Casa Branca acusa o Kremlin de interferir até na campanha eleitoral americana, através de ciberataques.
A recente tentativa de cessar-fogo na Síria, capitaneada por EUA e Rússia foi um fracasso. Neste fim de semana será feita uma nova tentativa para um novo cessar-fogo.
Os americanos planejam a instalação de escudos anti-mísseis na Europa, em Israel e em outras áreas, numa atitude que não é bem aceita pelos russos.

Mas, será mesmo que estamos à um passo de uma Terceira Guerra Mundial? Será que estamos correndo um risco de termos um conflito nuclear no mundo?

Embora tal possibilidade seja assustadora, ela é, na prática bastante remota. E por uma razão muito lógica. Mesmo se uma possível guerra entre os EUA e Rússia se limitasse às armas convencionais e ciberataques, ambos os países destruiriam suas economias, e as economias de seus principais parceiros comerciais. A guerra entre eles já existe, e com componentes claramente militares, como o que vemos na Síria, onde a Rússia quer que o atual governo continue, por ser seu aliado e mantém uma presença importante do país eslavo no Oriente Médio, preocupante para os principais aliados dos EUA na região. Estes, por sua vez, gostariam de ver o regime de Bashar al-Assad deposto, pois significaria um grande passo para a supremacia militar na região. Mas a verdade é que eles são concorrentes e parceiros comerciais, e que dependem muito um do outro, ainda que, muitas vezes, de forma indireta. Um exemplo:

Embora os EUA não precisem de gás natural russo, ele é essencial, pois é uma das principais fontes de energia para a Europa Ocidental, cujos países são grandes importadores de produtos americanos. Uma eventual interrupção neste abastecimento colocaria a Europa e os EUA em maus lençóis. E esta questão foi um dos motivos que geraram a Crise Ucraniana, em 2013, pois um acordo da Ucrânia com a União Europeia, iria diminuir a dependência energética em relação à Rússia. A Rússia, por sua vez, sofreria muito caso não conseguisse vender o seu gás à Europa.

Um fato que deve ser levado em consideração é que na Rússia, quaisquer atitudes que representem uma vitória comercial, ou pelo menos psicológica em relação aos EUA é muito bem vista pela população, especialmente pelos mais velhos, que desejam que o país volte aos tempos em que eram os protagonistas no cenário global. E imagino que este ponto de vista seja também o de Vladmir Putin, que foi membro da antiga KGB.
Mas, quem tem armas atômicas em seu poder, pode abusar da retórica, do tom de ameaças, como é o caso da muito menos perigosa Coreia do Norte. Kin Jong-un não vai atacar ninguém e sabe que não vai ser atacado. Simplesmente porque, mesmo que seja muito baixa a possibilidade de que este país possa lançar mísseis com ogivas atômicas, mesmo em direção ao seu vizinho mais próximo, a Coreia do Sul, ninguém quer correr o risco de um conflito armado na região, que poderia ser extremamente danoso à economia mundial, ou seja, danoso aos EUA, à Rússia, à China, entre outros.
No fim das contas, tudo não passa de um jogo, que envolve principalmente comércio (ou seja, dinheiro). Os americanos, os russos, os chineses, os europeus, os norte-coreanos, e muitos outros sabem que, no fim das contas, dependem extremamente da existência uns dos outros. Na eventualidade de um conflito entre EUA e Rússia, quem vencesse teria uma vitória de Pirro, ou seja, estariam (quase) tão ferrados quanto os perdedores. E os perdedores seriam todos os países do mundo.

Porém... É sempre bom ficar com um pé atrás em relação ao bom senso e à lógica humana. Afinal, o planeta esteve na iminência de ser destruído durante a Crise dos Mísseis de Cuba, nos anos 60...

É bom ficar bem atento, e torcer para que isso não passe de "rosnados"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário