segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Teoria Conspiratória: A Volta Aos Anos 70/80

É claro que não se pode voltar no tempo (pelo menos não com a tecnologia atual). Mas, no que diz respeito aos movimentos estratégicos e econômicos que temos visto ultimamente, parece que isto está realmente acontecendo, com algumas diferenças.
Então, vamos aos fatos:

Devido à erros na política econômica adotada no país nos últimos tempos, o Brasil parece estar perdendo o seu recém-atingido protagonismo econômico no mundo. Voltamos a ter um cenário de desemprego elevado (voltando à casa dos dois dígitos), inflação elevada (também na casa dos dois dígitos) e com uma população em um estado de apatia que não se via desde o início do regime militar, nos anos 60. A atual situação econômica mundial parece que vai nos levar novamente à um cenário de dependência em relação aos países capitalistas de sempre, e notadamente os EUA, especialmente com a iminente derrocada da economia chinesa.
Falando em China, ela, que foi o motor econômico mundial durante os últimos anos, está realmente perdendo força. E os investidores, percebendo isso, voltam suas economias para países historicamente mais seguros, como... os EUA e as grandes potências capitalistas europeias, como Alemanha, França, Itália e Inglaterra.
A situação no Oriente Médio volta a um patamar só visto nos anos 70 e 80. Dois dos mais influentes países da região. Irã e Arábia Saudita estão se estranhando, a ponto de cortarem relações diplomáticas entre si. Não chega a ser algo parecido com a guerra Irã-Iraque, mas já está influenciando nos preços do petróleo. A Arábia Saudita, que possui as maiores jazidas do minério e os menores custos de extração, está forçando o preço do petróleo para baixo, numa guerra econômica que tenta fazer com que o Irã e também a Rússia sofram com a diminuição de suas receitas oriundas das exportações deste produto. Tal atitude, embora prejudique alguns setores da economia americana, é vista com bons olhos, pois pode refrear o apetite armamentista russo.
Falando em armas, uma nova corrida armamentista parece ter sido inaugurada nos últimos anos. No campo convencional, assim como a antiga URSS fez durante muito tempo, os russos agora tentam (e conseguem) construir armas tão poderosas quanto as americanas. Caças invisíveis aos radares e mísseis de cruzeiro são dois dos principais itens em que os russos conseguiram se equiparar aos americanos (pelo menos teoricamente). No campo nuclear, embora (aparentemente) os países tenham congelado o desenvolvimento de dispositivos nucleares, o mesmo não pode se dizer da Coréia do Norte (que faz seus testes nucleares impunemente). A península coreana representa, embora em muito menor escala, algo que aconteceu à Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Um lado capitalista, apoiado pelos EUA e um lado comunista apoiado principalmente pela China, e de forma mais discreta, pela Rússia.
Diante de tudo isso, chegamos à Teoria Conspiratória desse post:

O que está acontecendo na geopolítica mundial hoje é causado pelos EUA e aliados para retomar o domínio planetário que tiveram no século passado?
Na verdade, os EUA até poderiam ampliar esses domínios pois hoje eles não teriam que lidar com a competição da antiga URSS e o comunismo. Até mesmo Cuba está, aos poucos, e por influência americana, se transformando num país capitalista. O último bastião comunista no mundo é a fechadíssima Coréia do Norte.
Será que os EUA estão maquinando a aniquilação econômica da China, da Rússia e do Brasil? Eu não duvidaria...
Que consequências isso poderá trazer para nós, habitantes do Brasil? Se voltarmos ao que éramos nos anos 80, é bem possível, por exemplo, que sejamos mais vulneráveis à "intervenções" americanas sob pretextos tão "sólidos" quanto a busca por "armas de destruição em massa" no Iraque.
Durante o período de vacas gordas na economia, o Brasil conseguiu fortalecer substancialmente as suas forças militares. Nenhum país na América do Sul tem helicópteros de ataque tão poderosos e em tão grande quantidade quanto o Exército Brasileiro. A aquisição de caças de 5ª geração, ainda mais com a transferência de tecnologia eleva o país à uma categoria que poucos países atingiram no mundo. Outras tentativas de nos fortalecermos foram sempre destruídas por causa das crises econômicas. E agora, parece que isso vai acontecer de novo... E a quem interessa um Brasil inofensivo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário