sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sobre Mosquitos

Toda e qualquer pessoa minimamente sensata está a par do perigo que representa o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunya, da zika e da síndrome de Guillain-Barré. E por isso, toma todas as medidas para eliminar todos os possíveis locais de reprodução, ou seja, que possam acumular água limpa e parada. De vasos de plantas a pneus velhos, tudo é devidamente guardado, tampado, ou esvaziado.
Mas, o que o cidadão precavido pode fazer quando alguns insensatos insistem em não tomar cuidados básicos? O poder público, mesmo com a autorização para invadir qualquer residência fechada para tomar as devidas providências, tem muito poucos fiscais e agentes de saúde para realizar essa imensa tarefa. Por mais cuidado que eu tome, se o vizinho não o fizer, todas as minhas precauções podem se tornar completamente inúteis.
Portanto todos nós, sobrevivencialistas ou não, devemos fazer de tudo para que essa séria ameaça não nos atinja. Devemos evitar casos como o da fotografia abaixo, seja denunciando, seja agindo por nós mesmos. Em caso de crise séria, por mais que nos preparemos, podemos vir a ser derrotados por algumas picadas de mosquito.
E, para finalizar, devemos ter em nossas preparações métodos para eliminar ou ao menos afastar os mosquitos. Repelentes ou outros produtos para combate ao mosquito podem ser uma boa opção. Mas lembre-se que nenhuma proteção é 100% eficiente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário