quinta-feira, 1 de junho de 2017

Preparação Física

A preparação física talvez seja um dos pontos mais negligenciados pelos preparadores e sobrevivencialistas em geral. E confesso que eu mesmo estava um pouco descuidado em relação à isso. Dava umas corridinhas e caminhadas durante a semana, mas de uma maneira um tanto descompromissada.
Então, passei por uma situação que me serviu de alerta. Saí para um passeio fotográfico em uma das trilhas da região onde moro. E, muito embora a trilha fosse leve, no dia seguinte estava com dores no corpo inteiro, mas principalmente nas pernas. E aí me veio à cabeça a pergunta:

Como eu estaria se por um acaso tivesse que me deslocar por alguns quilômetros, com o minha BOB nas costas?
Então, depois de alguns dias, fiz o teste. E o resultado foi DEPLORÁVEL! A mochila pesa cerca de 10kg, mas, depois de pouco tempo de caminhada, parecia pesar 100, e eu tinha que parar para descansar a cada 20 minutos. E olhe que o terreno era de ruas asfaltadas, com subidas e descidas leves.
Vi que subestimei totalmente a questão física. Eu me achava preparado fisicamente. Nada de mais ilusório! E perigoso!

Então, no final de Abril, procurei um cardiologista, fiz alguns exames, e como estava tudo dentro dos parâmetros aceitáveis, ele me sugeriu um programa de atividade física, que incluísse uma academia, pois lá eu teria acompanhamento profissional. E desde então, a rotina tem sido a seguinte:

Acordar, de segunda a sexta, às 5:30 da manhã, comer uma fruta ou uma barra de cereal., correr 30 minutos em ritmo moderado, seguidos de 40 minutos de exercícios de fortalecimento e resistência musculares com pesos. E, no fim da tarde ou começo da noite, mais 30 minutos de caminhada.
Estou fazendo isso a pouco mais de um mês, e no entanto os resultados são notáveis. Me sinto muito mais disposto e mais forte. Durmo muito melhor e me concentro muito mais facilmente no trabalho. Já perdi cerca de 1kg, e, ter de volta aquela barriga "tanquinho", que parecia ser um sonho impossível, para a ser plausível! :D
No último fim de semana, refiz o teste de carregar minha BOB pela mesma distância do anterior. Não parei nenhuma vez, muito embora o peso da mochila ainda incomode depois de meia hora de caminhada. Mas, sinto que estou em franca evolução.

A preparação física é muito importante, seja a pessoa sobrevivencialista ou não. E se torna ainda mais importante para quem já ultrapassou a barreira dos 40 anos de idade (meu caso). Agora, alguns alertas:

Não ache que com uma semana ou um mês de atividade física você vai se tornar um super-atleta. Mesmo agora, ainda estou muito, muito longe de ter uma preparação física ideal. Tal como se preparar para possíveis crises, este é um processo longo e árduo.  Exige bastante disciplina e persistência. E, quando fazemos um exercício ao qual não estamos acostumados, dói um bocado. O ácido lático liberado pelos músculos após um tempo sem serem muito exigidos causa dores, às vezes um tanto fortes. No começo, é importante pegar bem leve.
Um outro ponto importante é que cada pessoa tem um tempo de resposta às atividades físicas, bem como se dá melhor com um tipo de exercício que com outro. Eu nunca tive muitos problemas com exercícios aeróbicos, mas, em compensação, nunca me adaptei muito bem à exercícios com pesos. Descrevi como está sendo a minha preparação física a título de informação e não como um roteiro a ser seguido.
E, para finalizar: Não faça exercícios físicos por conta própria. Antes de começar, é importantíssimo fazer exames cardíacos, especialmente se o tempo de sedentarismo for muito longo, e procurar profissionais de educação física competentes.

Dito isso, vamos em frente! Continuemos a nos preparar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário