quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Sobre Crises e Veículos de Fuga

A maioria dos sobrevivencialistas (e também de pessoas comuns) pensam em um veículo parecido com este para situações difíceis.


Embora não seja lá muito bonito, tem motor potente e tração nas quatro rodas, é preparado para terrenos diversos, tem espaço para pelo menos 5 pessoas e mais um bocado de bagagem.
Mas, suponhamos que você tem um desses, um refúgio em uma área afastada e mora na cidade. Aí, acontece uma situação de crise e o trânsito se transforma num verdadeiro caos. Então, de nada vai adiantar ter um desses, se as ruas estão engarrafadas. Ele pode parecer grande e forte, mas certamente não tem a capacidade de passar por cima de carros e caminhões parados.
Então, vem à mente outro veículo:


Interessante! Uma moto, embora leve no máximo duas pessoas e pouca bagagem, é pequena e ágil o suficiente para escapar do trânsito. Pilotando entre os corredores de carros, você não teria muita dificuldade em superar os engarrafamentos. Será mesmo? Quando o trânsito para por algum tempo, os motoristas, inquietos, começam a descer de seus carros. Numa situação de crise, poderiam acontecer acidentes que acabariam interditando totalmente várias vias. Sem falar que, numa moto, você estaria bem mais exposto à agressões e tentativas de assalto, E a situação seria até pior se você resolvesse usar uma bicicleta. Sozinho, dependendo da sua própria força física, e bem lento, seria presa fácil para quaisquer malfeitores.
Talvez a maneira mais eficiente de fugir de uma cidade em crise seja um helicóptero. Mas isso não cabe na maioria absoluta dos orçamentos sobrevivencialistas. :D

O que quero dizer com tudo isso é que o melhor veículo de fuga é... a informação!
Perceber que uma crise pode estar prestes a se desenrolar em sua cidade faz com que você não precise de um super veículo de fuga. O seu carro, a sua moto, a sua bicicleta são ótimas maneiras de se sair da cidade se você sair na hora certa. Acredito que um outro fator que influencia no sucesso de uma fuga da cidade está relacionado ao local onde se mora. É mais provável conseguir sair de uma cidade pequena que de uma grande. É mais provável que os moradores dos subúrbios nas cidades grandes tenham menos dificuldades de sair do que aqueles que moram em áreas centrais.
Agora, claro que existem situações de crise que acontecem sem aviso. Nesses casos, talvez seja melhor não tentar sair da cidade, pelo menos num primeiro momento. Se você está preparado para sair, também deve estar preparado para ficar. Dependendo do tipo e duração da crise, ficar em casa esperando a poeira baixar pode ser a melhor solução. Mas, se não resta outra opção a não ser sair, use seu veículo de fuga. Mas tenha em mente que ele pode se tornar inútil em muito pouco tempo e você vai ter que andar... e muito.
Mas, continuo a achar que, quem tem o sobrevivencialismo como filosofia de vida deve procurar viver fora das cidades. Ou ao menos em cidades menores.

Boa noite a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário