sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cuidado Com O Que Você Posta Nas Redes Sociais

A cada dia, vemos que os criminosos estão mais espertos, mais bem armados e menos destemidos. Enquanto isso, muitos de nós acabam, mesmo sem querer, expondo as vidas privadas cada vez mais.
É interessante notar como é fácil traçar o perfil de uma pessoa simplesmente analisando seus posts, fotos e comportamento nas redes sociais. Dá para saber como ela se locomove, que locais ela frequenta, quem são seus amigos, namorados e até mesmo as suas preferências alimentares.
Outro fato interessante relativo às redes sociais é que, embora o perfil de muitos que se dizem precavidos realmente seja bem restrito para quem não está adicionado entre seus contatos (e é cada vez mais comum classificar o "nível de acesso" dos contatos de acordo com vários fatores à critério do usuário), o mesmo não se pode dizer do perfil das pessoas que o(a) cercam. É bem comum descobrir o paradeiro de determinada pessoa em determinado momento simplesmente acessando o perfil de alguém próximo à este.
É necessário, portanto, que o sobrevivencialista tenha este fato em mente e tome algumas precauções para diminuir (pelo menos um pouco) a sua vulnerabilidade na rede.
O ideal seria abrir mão do acesso às redes sociais. Mas elas se misturaram de tal maneira às nossas vidas profissionais que para muitos tal medida seria impossível. Então, assim como na vida real, o sobrevivencialista na rede deve se comportar de modo a chamar o mínimo de atenção possível.

- Evite fazer check-in nas redes sociais nos lugares que você frequenta.
- Evite postar fotos de seus bens materiais, especialmente dos que indicaram claramente seu padrão de vida e seu endereço, como carros e casas.
- Resista a tentação de postar fotos e comentários de viagens e festas enquanto você está lá. Não custa esperar até a volta para casa.
- Fale o mínimo possível sobre o seu trabalho nas redes.
- Coloque na sua lista de contatos apenas quem você realmente conhece. Se você trabalha com o público, talvez seja uma boa ter mais de um perfil, de modo que o voltado para o publico seja genérico e voltado aos assuntos relativos ao seu público e um mais específico, para os amigos.
- Mantenha seu computador, tablet e celular com o máximo de softwares que sirvam de barreira para hackers, vírus, vermes, entre outros.

Resolvi fazer este alerta, após acessar os perfis numa rede social de alguns sobrevivencialistas e ver como é fácil saber onde eles estão e como eles vivem, qual o seu carro e que lugares eles gostam de frequentar...
Lembrando mais uma vez: O melhor comportamento para todo sobrevivencialista é ser sempre o Homem Cinza...

4 comentários:

  1. Muito bom! Peço permissão para copiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora! Mas, permissão concedida! :)

      Excluir
    2. Desculpe a demora! Mas, permissão concedida! :)

      Excluir
    3. Imagina o susto.se ta no ponto de ônibus na cidade vizinha Chega um cidadão senta ao seu lado punha converssa sobre o calor ,reclama do horário do ônibus e quando se ta tranquilo na converssa o cara olha pra você e diz- você é sobrevivencialista né? Tudo que consegui fazer foi perguntar de volta -o quê é sobrevivencialista e fazendo cara de quem não entendeu nada completei é uma religião?.depois desse dia to com uma legião de pulga atrás da orelha.porque em seguida o ônibus encostou e a converssa terminou assim.embarquei pensando no estilingue e nas 30 rolimã q.carrego comigo e também no canivete e outras coisas alojados na mochila nas costas .quando li o acima fiquei pensando que só um amigo sabe o que penso sobre o assunto
      E lembrei da muitas pesquisas feitas sobre o assunto na internet .tenho evitado ir a alguns que pra mim são importantes só saio a noite pra "pesca " to tentando saber o que foi aquilo.mera coincidência?

      Excluir