sábado, 4 de fevereiro de 2017

Comer larvas? Beber Urina? Jamais faça isso!!

Sempre gosto de assistir a esses programas do Discovery Channel que envolvem sobrevivência em locais extremos. E um ponto que liga todos esses programas é que os participantes sempre acabam tendo que comer larvas de inseto, ou beber a própria urina, ou ambos.
Mas estas são práticas extremamente perigosas e condenáveis! Ao fazer isso, você não só não resolve os seus problemas, como fome e sede, como pode piorar a sua situação em um ambiente extremo! Jamais pense em fazer tal coisa!
A urina tem 95% de água e 5% de outras substâncias, entre as quais, sódio, que acelera o processo de desidratação. Além disso, ao beber a urina, faz com que ela se torne cada vez mais concentrada, e isso pode trazer problemas à órgãos do corpo, como os rins. Muitas publicações de instituições especialistas em sobrevivência, como por exemplo o manual de sobrevivência do Exército americano, desaconselham totalmente o consumo de urina em situações extremas.
Já larvas de insetos, se consumidas cruas, podem ser transmissoras de doenças graves, além de poderem causar alergias em pessoas que tenham esta tendência. Algumas espécies podem conter venenos ou outras substâncias tóxicas. Em alguns casos, as larvas são grandes o suficiente para serem assadas ou cozidas, Mas, mesmo nestes casos, deve-se eliminar algumas partes, como a cabeça e os intestinos.
Uma pergunta que sempre me faço neste tipo de programa é:

Se o Bear Grylls, ou Les Stroud levam umas mochilonas gigantes em suas aventuras, incluindo uma ou duas câmeras, no caso deste último, porque diabos eles não levam também uns pacotes de comida liofilizada, que ocupariam um espaço mínimo? Porque não levam uns cantis com água?
Claro que podem existir situações nas quais você se veja sem equipamentos e tendo que sobreviver. E aí, claro, que é sempre bom ter habilidades de sobrevivência. E estas habilidades, na maioria dos lugares do mundo, te impediriam de chegar a esses extremos como beber a própria urina.

Sei que a proposta deste tipo de programa é divertir, entreter. Mas, não devemos levar Bear Grylls ou Les Stroud tão à sério.

O vídeo abaixo mostra que tudo não passa de show...

https://www.youtube.com/watch?v=3UpSlpvb1is

Quer aprender realmente técnicas de sobrevivência? Eis alguns links interessantes!

http://blog.tocandira.com.br/manual-de-sobrevivencia-na-selva-cigs/
http://www.preppers.info/uploads/FM21-76_SurvivalManual.pdf
http://destino.blog.br/wp-content/uploads/2016/06/cigs.pdf
https://sobrevivaatudo.wordpress.com/2010/03/16/manual-de-sobrevivencia-geral-essencial-pdf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário